top of page

Consciência: O recurso mais poderoso que você já tem

Temos tudo o que precisamos agora. O problema é que, geralmente, não estamos prestando atenção. O fato chocante é que a maioria de nós está inconsciente de 90% do que faz, pensa e diz. Não percebemos nossas defesas, reações emocionais, opiniões e hábitos; tampouco nossos medos, o diálogo interno negativo e os julgamentos.


Por que isso é tão importante? Porque essas forças inconscientes estão comandando nossas vidas! Quando não estamos conscientes, ficamos presos em padrões que limitam nossa capacidade de aproveitar a vida e que nos causam dor. Preferimos até a familiaridade da dor a experimentar algo novo e desconhecido.


Sem consciência, não sabemos como pensar, criar, amar e colher as riquezas do nosso mundo. Ela é o recurso mais poderoso que temos para promover mudanças. Quando estamos conscientes, percebemos diretamente o que realmente está acontecendo no momento. Para estar atento, precisamos PARAR e PRESTAR ATENÇÃO. Precisamos recuperar nossa perspectiva para observar, de forma imparcial, o que estamos fazendo, sentindo, pensando e o que ocorre ao nosso redor.


Esse distanciamento nos permite analisar nossos padrões e reações automáticas. Novos insights nos permitem escolher algo diferente para nós mesmos, libertando-nos de defesas antigas. Se você decidir dominar apenas um dos processos deste programa, domine a consciência. Porque somente no agora você pode mudar o passado (a percepção dele) e cocriar o futuro.


Você quer viver a vida no piloto automático, deixando "fitas antigas" ditarem como você envelhece? Ou quer realmente viver, enxergando claramente as opções e reivindicando seu poder de escolha? A decisão é sua.

Cultive o Hábito da Consciência com os 8 As:


1. Atitude - Quais atitudes direcionam sua percepção? Você vê o mundo através de filtros de medo, relacionamentos, autoestima (ou falta dela), julgamento, ressentimento, culpa ou através de potencialidades, criatividade e espiritualidade? Quão motivado você está para dissolver seus bloqueios inconscientes e se tornar mais amoroso e sábio?


2. Atenção - Configure gatilhos para lembrar de parar. Quando ficar irritado, quando emoções fortes surgirem ou ao encontrar uma pessoa específica, deixe que esses eventos acionem sua consciência. Prestar atenção significa perceber o que "é", em oposição ao que "pensamos que é". Ao focarmos deliberadamente a atenção em uma tensão, ela tende a se dissipar.


3. Alterar o estado - Isso ajuda a acessar níveis mais profundos. Basta relaxar o máximo possível e focar sua atenção, ou apenas respirar fundo algumas vezes para criar espaço. O segredo é ancorar sua energia e estar plenamente presente, sentindo com precisão a realidade e sua relação com ela.


4. Anuência (Permitir) - Esteja consciente do que acontece dentro e ao seu redor sem julgamentos ou apego emocional. Apenas permita que as coisas sejam como são, sem forçar nem fugir. Experimente seus sentimentos sem racionalizá-los. Se não os vivenciamos, eles se tornam "surpresas" que bloqueiam nosso fluxo de energia.


5. Aceitação - Quando permitimos que o momento seja como é, encontramos facilidade. Aceitar não significa concordar ou aprovar, nem que não sentiremos dor. Mas, ao aceitar a verdade do que está acontecendo, ganhamos uma medida de paz. O paradoxo é: só através da aceitação a mudança se torna possível.


6. Acordar para os Insights - A consciência traz novas respostas e energias. Esteja aberto para:

  • Mergulhar em pensamentos e memórias para obter clareza;

  • Expandir a situação seguindo a inspiração, a intuição e a criatividade.


7. Ação - A atenção plena traz escolhas. Não fazer nada é uma escolha. Manter padrões habituais é uma escolha. Com consciência, você ganha a liberdade de agir de forma diferente. Agir positivamente constrói crença e confiança no processo.


8. Apreciação: Agradeça pelos seus insights e parabenize-se pelo esforço. Precisamos estar presentes para experimentar a alma. É um estado necessário para a cura e para se conectar com a imaginação. Não há necessidade de resistir ou controlar; basta estar presente e permitir que as camadas naturais se fundam.


Apreciado Leitor (a),

Em última análise, a prática dos 8 As não é sobre alcançar a perfeição, mas sobre resgatar a nossa humanidade. Ao trocarmos o piloto automático pela consciência, deixamos de ser reféns do passado para nos tornarmos arquitetos do agora. Lembre-se: a consciência é uma luz que, uma vez acesa, torna impossível caminhar na escuridão da mesma maneira. Ao cultivar essa nova percepção, você não apenas muda a sua vida, mas transforma a forma como o mundo se revela a você. O poder de escolha sempre esteve em suas mãos; agora, você finalmente está acordado para usá-lo.

"Duc in altum!", Mariana 😉

Comentários


Programas

Todos os programas
Torne-se um membro
Para Especialistas

Sobre Nós

Quem Somos
Soluções p/ Especialistas
Blog

Redes Sociais

Instagram
Facebook
LinkedIn

 

Contatos

Contate-nos
Parcerias

 

bottom of page